quarta-feira, 22 de março de 2017

Rotina Diária


Olá meu povo lindo!!!
Como a maioria de vocês já sabe eu sou pedagoga por formação e pesquisadora por vocação (haha!), leciono há 15 anos e grande parte desse tempo na Educação Infantil. Já lecionei pra Ensino Fundamental I e II e também no Ensino Superior, mas meu coração é mesmo dos pequenos! 💖
Hoje resolvi sair um pouco do mundo da beleza, moda e cosméticos pra dividir com vocês um assunto muito importante, porém muitas vezes neglicenciado, tanto na vida escolar quanto no cotidiano em casa: a rotina diária
📅📌 Quantas e quantas vezes ouve-se reclamações do tipo: "Essa criança é muito ansiosa!"; "Fulano não se organiza!"; " Ele (a) não tem limites!"; etc e tal, isso tudo é consequência da falta de uma rotina diária pré estabelecida.
Em uma escola a rotina funciona como a espinha dorsal de todo o trabalho que ali é desenvolvido, principalmente na Educação Infantil, pois é nessa fase que as crianças estão aprendendo a realizar atividades básicas de vida diária bem como desenvolvendo sua autonomia. Para que isso aconteça de forma eficaz a criança precisa saber de antemão qual atividade irá desenvolver e é ai que a rotina se torna uma aliada infalível.
Em minhas pesquisas encontrei uma rotina adequada para meus alunos (esse ano de 2017 estou com uma turma de Maternal- 3 e 4 anos) com ilustrações da Turma da Mônica e diga-se de passagem que as crianças adoram!
Vou compartilhar com vocês os cartazes que utilizo diariamente no início da aula para que as crianças tomem ciência do que irá acontecer no dia, ficando assim mais calmas e também autônomas.


    
     


Eu imprimi cada desenho em uma folha de sulfite A4, pintei os desenhos, colei as folhas em um papel cartão e depois coloquei em um envelope plástico para que fiquem protegidos.

Foto para ilustrar como a minha rotina ficou

Diariamente, durante a roda de conversa faço com as crianças a organização do dia e vou pendurando, com prendedores, no varalzinho os cartazes que ilustram as atividades do dia.
As crianças conseguem se organizar mentalmente e emocionalmente, diminuindo a ansiedade com relação ao que irá acontecer, além de irem desenvolvendo a noção de temporalidade (antes, durante e depois) ao longo do período que estão em sala de aula.
E por hoje é isso. Espero que tenham gostado e se inspirado. Me deixem saber aqui nos comentários como vocês organizam o dia com os pequenos, quer sejam seus alunos ou seus filhos!
Vamos compartilhar?! Beijo, beijo


8 comentários:

  1. Adoro a turma da Mônica, essa rotininha ajuda muito em sala de aula, inclusive aos alunos que sofrem com ansiedade e com medo das novidades
    Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm gosto mt dessa turminha, rs... Ajuda sim ;)
      Fico feliz que tenha gostado, Bruna!
      Bjs

      Excluir
  2. Isso tb da p usar em casa ne? Mto legal... vou tirar umas ideias pra rotina em casa.. adorei

    ResponderExcluir
  3. Dá sim Tati. Fico feliz que tenha te inspirado! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Muito legal, Bárbara! Concordo com o pensamento dá Bruna! Parabéns pela pesquisa!

    ResponderExcluir
  5. Vc sempre arrasando em suas postagens vou usar aqui em casa tbm assim ja vou treinando ela pro ano q vem neh.....

    ResponderExcluir
  6. Ain q lindo seu comentário, Josi!!! Isso msm, já vai acostumando a pequena! Bjs

    ResponderExcluir