quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Culto Infantil: Importância e Liturgia

Algumas Informações...
Culto Infantil não é cultinho, pois tal expressão pode denotar que o momento de culto das crianças é menos importante que o dos adultos. O culto infantil é o momento em que as crianças cultuam a Deus através de uma linguagem adequada à sua idade.
As crianças não são o futuro da igreja. Elas são o presente da igreja, pois é na infância que se planta a semente para a colheita de futuros líderes.

“Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus que faz crescer.”( 1 COR. 3:7)
                                                                                                         
Porque um culto infantil
1-      Facilitar a integração das crianças  no “culto dos adultos”;
2-     Possibilitar às crianças um espaço para participar ativamente do culto, seja lendo a Bíblia, cantando, orando, conversando e etc  em um  contexto adequado à sua idade;
3-     Criar uma interação maior entre os adultos da igreja e as crianças;
4-    É uma forma didática de ensinar às crianças alguns conceitos bíblicos importantes: salvação, dízimo, batismo, missões, entre outros;
5- Dar a criança um profundo senso de auto-valorização, tal qual Jesus fez quando pegou as crianças em seu colo e disse aos discípulos que não as impedissem de virem a Ele. Precisamos nos dedicar às crianças, mais do que simplesmente “passar a mão na sua cabeça”.
Trabalhar com crianças implica em chamado de Deus e requer conhecimento.
Mateus 18:6
Ø  Como conhecer o chamado de Deus?
ü  Buscando a Deus através da leitura bíblica, da oração, do jejum e procurar conhecer os seus dons.
Ø  Onde obter preparo e conhecimento?
ü  A principal fonte de conhecimento é a Bíblia e uma vida de intimidade com Deus. Outras fontes podem ser livros sobre o tema, sites e blogs da internet, cursos, palestras, trocas de experiências com outros ministros, etc.
Que o meu ensino caia como chuva e as minhas palavras desçam como orvalho, como chuva branda sobre o pasto novo, como garoa sobre tenras plantas”.
Deuteronômio 32:2
liturgia
v  Oração, Organização e Planejamento. Essa etapa deve acontecer antes da aula. O ministro deve se dedicar ao prepararo do culto infantil durante toda a semana, lembrando sempre de utilizar linguagem adequada a faixa etária das crianças, para que elas possam compreender o conteúdo tratado.

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. (Pv 22:6)

o momento do culto infantil
o que fazer?
1º) Recepcione as crianças com entusiasmo. Caso tenha algum visitante procurar integrá-lo ao grupo;
2º) Roda de conversa. Procure saber como foi a semana de cada um, deixe que as crianças se expressem, caso estejam muito caladas incentive-as com perguntas;
3º) Momento de oração. Pergunte se alguém tem algum pedido ou agradecimento e incentive sempre alguma criança a fazer a oração;
4º) Cânticos infantis. Busque cânticos alegres e, juntamente com as crianças, criem gestos para louvar ao Senhor;
5º) Leitura bíblica. Faça a leitura do versículo base da lição para que a criança possa memoriza-lo e se quiser leia também textos curtos relacionados ao tema da lição. Você poderá também solicitar que alguma criança faça tais leituras;
6º) Mensagem. História bíblica, utilizando os recursos didáticos adequados e sempre interagindo com as crianças através de perguntas sobre o enredo da história;
7º) Atividade de fixação. Oriente as crianças para que façam as atividades com capricho e atenção;
8º) Retome a mensagem, levantando os principais pontos da história e o versículo base. Certifique-se de que as crianças compreenderam a mensagem que a história traz;
9º) Momento lúdico. Se houver tempo suficiente ofereça brinquedos ou massa de modelar para que as crianças brinquem, mas fique atento para evitar conflitos;
10º) Organização do material. Estimule as crianças a guardarem os objetos utilizados em seu devido lugar, ressaltando a importância do zelo com a casa de Deus;
11º) Encerramento. Roda de oração, agradecendo a Deus pelo culto, pela lição aprendida, etc;
12º) Despedida. Evite que as crianças saiam correndo pela igreja.
E a disciplina?
Seja agradável, receptivo e comunicativo, porém demonstre firmeza em suas palavras e atitudes. Deixe claro que a sua autoridade, enquanto ministro da palavra de Deus, não deve ser contestada e nem tampouco desafiada. Nunca prometa algo que não tenha intenção ou condições de cumprir (Mateus 5:37).
Agora que você obtém tais informações, não se intimide e nem se omita, antes faça o seu melhor para as crianças e para o Senhor!!! (Romanos 12:7) Deus te abençoe grandemente!!!



    
    






Nenhum comentário:

Postar um comentário