terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Trabalhando com Vogais

Encontrei essa centopeia organizadora na internet e já comecei a pensar em um jeito super divertido de ensinar as vogais. Pode-se confeccionar essa mesma centopeia, distribuir cartões com figuras e nomes iniciados por vogais para os alunos, incentivando-os a guardar cada cartão em seu devido lugar. Também dá pra colocar letras móveis dentro dos potinhos e pedir que as crianças formem palavrinhas (ai, oi, ui, uai, eu, au, etc...) e dessa forma trabalhar os encontros vocálicos. Mais uma ideia é distribuir figuras e pedir que os alunos procurem dentro dos potinhos as letras iniciais de cada uma e por ai vai... a imaginação é o limite.
Abaixo segue a história das vogais que coletei em um grupo do facebook.

História das vogais
O A estava cansado de viver sozinho, andava de um lado para o outro, e nada de encontrar uma amiguinha.
Certo dia apareceu um lápis, que começou a fazer vários risquinhos.
_O que será que ele está fazendo, pensava o A.
De repente, apareceu o E.
O A ficou tão feliz que foi logo ao encontro do E.
Mas o E achou que ainda era pouco, não dava para formar nada.
Foi então que o lápis voltou e deu um risquinho.
_Viva! Uma letrinha compridinha.
É o I, falou o A.
Mas ainda era pouco.
O A, o E e o I resolveram e chamaram o lápis, que mais uma vez apareceu e fez uma bolinha.
Foi aí que surgiu o O.
Para o espanto de todos, o O não queria vir sozinho e foi logo pedindo ao lápis que trouxesse seu amigo U.
Quanta felicidade! O A, E, I, O, U, agora juntinhas, formam o grupo das vogais que estão em todas as palavras.
Vejam só quanta alegria. As vogais festejando. Pulavam, corriam e brincavam de formar palavrinhas.

Elas cantavam:
Somos 5 amiguinhas
Adoramos passear
Quando damos as mãozinhas
Vejam só o que vai dar.
A, E, I, O, U (marcha soldado).


É isso meus queridos e queridas! Espero que gostem!!! Não se esqueçam de deixar um comentário contando suas experiências =)

Um comentário: