segunda-feira, 12 de junho de 2017

Falando sobre saúde- PILATES

Olá minha gente linda!!!
Cuidar da saúde é tão ou mais importante do que cuidar da beleza, afinal quando a saúde vai bem o restante flui também, rs...
Hoje vou compartilhar com vocês um pouco sobre Pilates, uma atividade física excelente para o corpo e mente.
Eu faço pilates há tanto tempo que perdi as contas (haha!)... brincadeiras a parte, são 5 anos de plena atividade com pilates!!! Comecei devido a um problema grave que tenho na coluna (2 hérnias de disco + 1 protusão discal + desgaste no sacro) em 2012 e vamo q vamo pra ter qualidade de vida!
Em um bate papo com meu fisioterapeuta e atual professor de pilates Fabiano Rani surgiu a ideia de trazer algumas informações importantes sobre o assunto. Então vamos lá?!

APARELHOS USADOS PARA A PRÁTICA DO PILATES

O QUE É?
O método Pilates foi idealizado por Joseph Hubertus Pilates, no início da década de 1920, envolvendo atividades de condicionamento físico e mental, trabalhando o corpo como um todo – corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável.
Baseia-se em um conceito denominado de contrologia (controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo). Para atingir os benefícios do Pilates e ter uma melhor eficácia nas atividades, utiliza-se seis princípios: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.
Para tanto, Joseph Pilates juntou os melhores aspectos das disciplinas dos exercícios orientais e ocidentais, equilibrando esses dois mundos.
Do Oriente =filosofias de contemplação, relaxamento e ligação entre corpo e mente.
 Do Ocidente=  ênfase no enrijecimento muscular e a força, a resistência e a intensidade de movimento.

BENEFÍCIOS
Compreensão do próprio corpo;
 Aumento de força;
 Maior controle muscular;
 Integração corpo e mente;
 Melhora da capacidade respiratória;
 Aumento da flexibilidade;
Correção postural;
Prevenção de lesões;
Aumento da consciência corporal;
Aumento da auto-estima e
Alivio de dores musculares

 PERGUNTAS FREQUENTES
 Melhora a postura e dores no corpo?
Um dos objetivos mais importantes é o realinhamento postural. Os exercícios, somados ao ganho de força e flexibilidade adquiridas com a prática, implicam diretamente na aquisição de uma boa postura. Muitas vezes as dores no corpo são consequência da má postura (falta de flexibilidade ou força) e melhoram chegando até a desaparecem com a prática de Pilates.

Quem dá as aulas de Pilates?
No início, as aulas de Pilates eram ministradas por bailarinos que tinham aulas com o próprio Joseph Pilates, para tratar de lesões causadas pela profissão. No Brasil, o método foi adotado por fisioterapeutas e profissionais de educação física, pois o Pilates começou a ser dado em academias onde é exigido um dos dois profissionais. Em paralelo, esses profissionais têm conhecimento e capacitação para passar corretamente os exercícios.

O método Pilates emagrece?
Por ser uma atividade física, o Pilates proporciona perda calórica, porém não é o seu principal objetivo. Deve ser praticado por quem busca uma vida saudável, com boa postura, músculos flexíveis, corpo bem definido, melhorar a circulação sanguínea, melhorar a respiração.

Qual a diferença entre Pilates e musculação?
O Pilates, ao contrário da musculação, não trabalha com pesos. As resistências são feitas com molas ou o peso do próprio corpo. Outra diferença é que na musculação os movimentos e os exercícios são mais rápidos que os do Pilates, que, por outro lado, trabalha com poucas repetições, várias séries do mesmo exercício e mais controle dos movimentos. Por isso se ganha tonificação muscular com o Pilates, mas sem grandes hipertrofias como acontece na musculação.

Tenho hérnia de disco, posso fazer pilates?
Sim, é possível fazer aulas tendo hérnia de disco (é o meu caso e eu super recomendo!). O pilates é um método onde além de se preocupar o tempo todo com a postura correta você deve passar por uma avaliação onde serão descritos exercícios contra indicados e exercícios onde devem ser incluídos na aula para melhorar a patologia e a dor, a aula de Pilates pode ser adaptada para as limitações de cada indivíduo.



Bom lindezas e lindezos aqui foi um geralzão sobre o assunto, se quiserem mais informações podem procurar o Fabiano, no Espaço Integrar e tirar todas as suas dúvidas!!!
FABIANO RANI FERNANDES
Fisioterapeuta e Professor de Pilates

Me deixem saber aqui nos comentários se já praticam alguma atividade física e qual. Vamos compartilhar?!
Beijo, beijo

4 comentários:

  1. Adorei esse post acho q estou precisando fazer preciso de flexibilidade no meu corpo e postura sinto q nao tenho uma boa postura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz q vc tenha gostado Josy! Cuidar da saúde é sempre bom! Bjs

      Excluir
    2. Bom demais seu post Bárbara; Eu queria saber sobre o Pilates e aí está a informação, precisa por sinal rsrs, eu faço Yoga é muito bom também.bjs

      Excluir
    3. Ótimo saber que o post te ajudou! Bjs

      Excluir