Cronograma
de Atividades
EDUCAÇÃO
INFANTIL
Profª M.
Bárbara Floriano
CENTRO DE INTERESSE: Eu
DATAS COMEMORATIVAS: Carnaval
CONTEÚDOS: Quem sou eu?
Carnaval
Higiene e Saúde
DESENVOLVIMENTO: Adaptação da criança na
escola;
Apresentação da professora e
dos colegas;
Visitar as dependências da
escola;
Identificar e nomear pessoas
que conviverá na escola;
Deixar a criança explorar,
identificar e nomear os objetos de uso na sala de aula;
Definir regras em sala de
aula;
Uso do crachá;
Contato com letras do alfabeto
e com numerais;
Contato com letras do alfabeto
e com numerais;
Contato com a grafia do
próprio nome;
Desenho livre;
Histórias;
Músicas;
Brincadeiras;
Desenvolver hábitos de higiene
A criança começará a vivenciar
a realidade da escola, a conviver com a professora, amigos e funcionários.
A criança vai devagar
explorando todos os espaços da escola. Ela começa entender que a escola é uma
extensão de sua casa e que, como em todo lugar, a escola também tem regras e é
por isso que existem os professores e funcionários, para ajudar a criança a viver
a vida escolar da melhor maneira.
Conversar com as crianças
sobre higiene corporal, limpeza da escola, sala de aula e demais ambientes de
convívio social. Fazer comentários sobre o piolho.
MARÇO
CENTRO DE INTERESSE: Família e Escola
Partes do
corpo
Órgãos do sentido
DATAS COMEMORATIVAS: 08- Dia da Mulher
21- Outono
22- Água
27- Circo
CONTEÚDOS: Circo
Água
DESENVOLVIMENTO: Levar a criança a adaptar-se
ao novo ambiente social, considerando a sua vida familiar e sua história de
vida;
Integrar a criança na família
e na escola;
Familiarizar a criança com seu
próprio corpo;
Explorar sons;
Explorar a Natureza;
Observar o tempo (calendário);
Adquirir noção de semelhança e
diferença.
ABRIL
CENTRO DE INTERESSE: Vizinhança e Escola
DATAS COMEMORATIVAS: Páscoa
18- Dia Nacional do Livro Infantil
19- Dia do Índio
CONTEÚDOS: Índio
Páscoa
DESENVOLVIMENTO: Dialogar e mostrar à criança a
necessidade de amizade com os vizinhos e amigos de classe, encontrando nelas o
espírito de cooperação, auxílio mútuo e respeito pelo outro.
Conversar com a criança sobre
a Páscoa no seu verdadeiro sentido, através de histórias, músicas e atividades,
para que cada uma sabe. Realizar atividades semelhantes sobre o Índio,
comentando sobre sua vida, alimentação, vestimenta, como vivem, dormem,
adquirem alimento e o que podemos aprender com eles.
MAIO
CENTRO DE INTERESSE: Profissões
Meios de Comunicação
DATAS COMEMORATIVAS: 01- Dia do Trabalho
Dia das Mães
CONTEÚDOS: Dia das Mães
DESENVOLVIMENTO: Levar a criança a perceber que
ela, como indivíduo, faz parte de uma comunidade virtual, e observar os meios
de comunicação que existe em sua comunidade;
Mostrar os diversos tipos de
trabalho, ensinando-os a respeitá-los;
Mostrar às crianças como o
papel da mãe é importante, pois seus cuidados são essenciais.
Obs: é importante ter cautela
com esse assunto, uma vez que algumas crianças sofrem a ausência da mãe.
JUNHO
CENTRO DE INTERESSE: Zona Urbana e Zona Rural
DATAS COMEMORATIVAS: 05-
Dia do Meio Ambiente
Festa Junina
Início do Inverno
Semana do padre Donizetti
CONTEÚDOS: Festa Junina
DESENVOLVIMENTO: Falar sobre a preservação do
Meio Ambiente;
Mostrar à criança a
importância da vida no campo, comparando com a vida na cidade. Dizer à criança
a importância da terra e que ela nos fornece alimentos;
Conversar sobre as Festas
Juninas e o perigo de soltar balões e fogos de artifício;
Falar com as crianças sobre o
início do Inverno (começo do frio, todos têm que andar bem agasalhados);
Conversar sobre o padre
Donizetti
AGOSTO
CENTRO DE INTERESSE: Plantas
DATAS COMEMORATIVAS: Dia dos Pais
20- Dia da Cidade
22- Dia do Folclore
25- Dia do Soldado
CONTEÚDOS: Alimentação
DESENVOLVIMENTO: Falar com as crianças sobre as
pedras, que ela não têm vida, não sentem dor, não falam e não morrem. Elas se
formam com restos de coisas que se acumulam com o tempo e se transformam em
pedra, isso acontece depois de muitos e muitos anos, após muita chuva e muito
sol.
Mostrar a importância do barro
e da terra, pois ela nos dá os alimentos e o barro serve para fazer telhas,
tijolos, enfeites e aproveitar para falar sobre o dia de Tambaú.
Conversar sobre o dia dos
pais, com cautela.
Falar sobre o Folclore e sua
importância cultural, através de histórias, lendas, festas, brincadeiras,
brinquedos e culturas.
Conversar sobre a relevância
do papel do Soldado.
SETEMBRO
CENTRO DE INTERESSE: Meios de Transporte
DATAS COMEMORATIVAS: 07- Dia da Pátria
21- Dia da Árvore
23- Primavera
CONTEÚDOS: Trânsito
DESENVOLVIMENTO: Conversar com as crianças
sobre o significado e importância do dia 07 de Setembro e o respeito que
devemos ter com o nosso país.
Falar sobre a Primavera, que é
a estação das flores, e a importância delas.
Dialogar sobre os cuidados com
o trânsito. Respeitar os policiais, cooperar com os motoristas, obedecer aos
sinais de trânsito, atenção ao atravessar as ruas, etc.
Conversar com as crianças
sobre uma grande amiga do campo, as árvores, e falar sobre sua importância:
madeira, solo, frutas, remédios, ar, etc.
OUTUBRO
CENTRO DE INTERESSE: Animais
DATAS COMEMORATIVAS: 04- Dia dos Animais
05- Dia da Ave
Semana da Criança
15- Dia do Professor
CONTEÚDOS: Semana da Criança
DESENVOLVIMENTO: Conversar com as crianças
sobre os Animais e dizer que os animais são úteis para o homem, sempre
ressaltando os cuidados que os mesmos requerem (alimentação, abrigo, vacina).
Explicar sobre alguns grupos de animais (mamíferos, selvagens, domésticos,
répteis e peixes).
Dialogar sobre a vida de
criança, seus deveres e direitos.
NOVEMBRO/ DEZEMBRO
CENTRO DE INTERESSE: O homem e suas realizações
DATAS COMEMORATIVAS: 19- Dia da Bandeira
Festa de Encerramento
25- Natal
CONTEÚDOS: Natal
DESENVOLVIMENTO: Mostrar para as crianças o
mundo em que vivemos e o que foi criado por Deus e o que foi criado pelo homem.
Falar com as crianças sobre o
Natal, contando a vida de Jesus, desde José e Maria e mostrar para as crianças
um presépio de Natal.
Formatura e Festa de
Encerramento do ano letivo.
Muito bacana e muito talento! Parabens!
ResponderExcluirObg Lu =) Bjs
ResponderExcluirMuito útil, as professoras deveriam ler isso.
ResponderExcluirRealmente é um norte dq trabalhar com os piticos, Bruna! ;)
Excluir